UEA realiza eleição para diretores de unidades acadêmicas da capital e interior

Por Portal do Holanda

04/12/2014 19h31 — em Amazonas

A UEA realizou na última quinta-feira (04), a eleição para diretores das unidades da capital e interior. O processo de consulta à comunidade acadêmica é feito através de voto direto e secreto em urnas eletrônicas. O resultado final do pleito será divulgado no dia 8 de dezembro.

A consulta acadêmica acontece na ENS, ESO, EST e Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara. Participam da escolha cerca de 10 mil alunos, 500 docentes e 200 técnicos-administrativos dos cursos das unidades acadêmicas envolvidas no pleito.

Segundo a presidente da comissão eleitoral, professora Alice Sobral, após o encerramento da votação, às 20h desta quinta-feira, será feita a apuração e em seguida a publicação do resultado. “A partir desta sexta-feira, se houver candidatos que ingressarem com algum recurso, a comissão irá analisar e tomar as decisões necessárias. A partir daí, iremos publicar o resultado final no dia 8 de dezembro”, explicou.

Sistema proporcional

Alice Sobral explicou que o sistema de votação é proporcional, ou seja, cada categoria tem um peso diferente, sendo 70% para docentes, 20% para estudantes e 10% para técnicos-administrativos. “Isso é determinado pela própria instituição de ensino e o cálculo do resultado é feito com base nessas regras”, disse.

 

Paralelamente à eleição, o DCE da UEA também está realizando um consulta à comunidade acadêmica sobre a forma de escolha dos diretores das unidades, conforme explicou o presidente do DCE, Mike Soares. “Queremos saber dos estudantes se eles querem o voto paritário, que corresponde a 33,3% para professores, técnicos e estudantes; o voto universal, em que cada voto corresponde a um; ou o voto proporcional, que garante 70% para os professores”, afirmou.