Semana de Arqueologia da UEA traz programação diversificada

Por Portal do Holanda

24/11/2014 17h50 — em Amazonas

O evento contará com mostra de pôsteres, sarau arqueológico, oficina de fotografia e discussões sobre Arqueobotânica, Educação Patrimonial e outros.

A abertura do evento contou com a palestra “Pensamento arqueológico no Brasil: da fase classificatória à interpretativista”, proferida pela professora Marcélia Marques do Nascimento, da Universidade do Estado do Ceará. Outros dois palestrantes que atuam na área e trabalham em outros estados brasileiros também estão em Manaus para fortalecer a troca de ideias e os debates a serem realizados.

O objetivo da semana é promover e incentivar o intercâmbio, os debates e as reflexões sobre pesquisas e conhecimentos em torno do ensino e da aprendizagem da arqueologia feita na Amazônia, buscando contribuir com a formação e a qualificação de profissionais mais críticos e reflexivos.

A semana contará, ainda, com apresentação de pôsteres de graduandos do curso de Arqueologia, sarau arqueológico, oficina de fotografia e a oficina com o tema: Aplicação de Geoprocessamento na Arqueologia, com Carlos Benedito, do Sistema de Proteção da Amazônia.

Programação:

Palestras sobre Arqueobotânica, Educação patrimonial, Arqueologia e Interpretação, Técnicas e Gestos na manufatura cerâmica, Licenciamento arqueológico, Arqueologia Indígena, Técnicas de restauração no fazer arqueológico, Arqueologia e Comunidades Tradicionais na Amazônia estão incluídas na programação. As palestras são abertas ao público em geral.

Atividades em Manacapuru

A Semana de Arqueologia da UEA também contará, no período de 26 a 28 de novembro, com a Mostra Itinerante de Arqueologia – Pré Colonial à Urbana: do bairro São Raimundo à Manacapuru. A programação ocorre na parte da tarde.As atividades terão início na quarta-feira (26), com a palestra “Análise Paleobiológica em uma fração de Ossário Português”, às 14h. A programação do evento contará ainda com a palestra “A proteção jurídica do Patrimônio Arqueológico”, às 16h.

Em Manaus, a programação da Semana de Arqueologia acontece no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, no Centro, a partir das 8h. Em Manacapuru, a semana acontecerá na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na Avenida Boulevard Pedro Rates nº 483, bairro Centro.