Projeto Vida no Trânsito promove workshop

Por Portal do Holanda

02/12/2014 18h59 — em Amazonas

A coordenação do Projeto Vida no Trânsito vai promover, dia 11 de dezembro, um workshop de validação das ações desenvolvidas por todas as instituições parceiras para discutir as propostas para 2015. O evento vai acontecer na Escola da Assembleia Legislativa, na avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), nº 3.950, das 8h às 12h.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, explica que o projeto, que conta com o apoio do Ministério da Saúde, tem a finalidade de fortalecer as políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, com o desenvolvimento de programas e projetos de intervenção, priorizando os fatores de risco e grupos mais vulneráveis.

“O projeto prevê a realização de ações integradas de áreas como Saúde, Trânsito, Transportes, Infraestrutura, Segurança Pública e outros setores, governamentais e não governamentais, subsidiando o gestor nas propostas de políticas de prevenção a acidentes de trânsito com vítimas graves e fatais”, informa o secretário.

O workshop vai reunir cerca de 50 participantes e membros do Comitê Intersetorial e das subcomissões de Análise e Qualificação dos Dados, Fiscalização de Trânsito, Educação para o Trânsito, Planejamento Urbano e Engenharia.

De acordo com a chefe do Núcleo de Prevenção a Riscos à Saúde por Causas Externas, Ana Carolina Leão, um dos destaques do workshop será a participação da consultora do Ministério da Saúde, Karla Livi, que vai abordar a metodologia do Processo de Pró-atividade, além de discussão sobre os indicadores de monitoramento das ações do projeto. “O workshop foi idealizado como uma proposta para integrar os parceiros do projeto e para o alinhamento dos indicadores de monitoramento das ações desenvolvidas”, explica Ana Carolina.

Instituições que compõem o Comitê Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito

SEMSA; FVS; SUSAM; SMTU; Semcom; Manaustrans; Detran-AM; Implurb; Seminf; Seinfra; Semed; Seduc; PRF; UEA; Ufam; Secretaria de Segurança Pública – SSP; Policia Militar do Amazonas – PM; BPTRAN; Polícia Civil – PC; Instituto de Criminalística - IC; IML; CMS; Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Sest/Senat.