Compartilhe este texto

Prefeitura firma parceria para reduzir o consumo de energia nas escolas do município

Por Portal Do Holanda

16/12/2014 15h52 — em
Amazonas



Treze escolas da rede municipal vão participar, a partir de janeiro de 2015, de um projeto piloto com base na eficiência energética.

A proposta é diminuir o consumo de energia elétrica nas instituições de ensino e levar mensagens de conscientização e sustentabilidade para os moradores do entorno. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Eletrobrás Amazonas Energia.

A gerente de projetos da Semed, Cristiane Aguiar, que participou de uma reunião com representantes da concessionária de energia na última segunda-feira (15), na sede da empresa, explicou que o projeto piloto contempla 13 escolas que devem ter seus ar-condicionados “de janela” trocados por outros, do modelo split. Outra providência será a troca das lâmpadas comuns por lâmpadas de led.

“O objetivo é diminuir o consumo de energia nas escolas e fazer com que os alunos levem essas ações de sustentabilidade para casa, para que também ocorra em seus lares essa redução de consumo. A expectativa é que o projeto dê certo e que se estenda para toda a rede municipal de ensino” explicou Cristiane.

A previsão é que a parceria seja formalmente assinada em janeiro e que, os trabalhos de instalação dos aparelhos comecem de imediato após a assinatura. Ao todo, serão substituídos 449 condicionadores de ar, 4.682 lâmpadas de led e 2.241 reatores. O investimento da Eletrobrás Amazonas Energia gira em torno de R$ 1,5 milhão. Serão feitas medições do consumo de energia antes, durante e depois da implantação do projeto para comprovar a redução do consumo, destacando a importância da conscientização em todos que frequentam a escola.

As 13 escolas municipais contempladas com o projeto piloto são: André Vidal de Araújo; Professor Érico Pereira de Souza; Nova Vida; Leonor Uchoa de Amorim; Doutor Olavo Neves; Jornalista Sabá Raposo; Professora Marly Garganta; Lírio do Vale; Waldir Garcia; Professor Moisés de França Viana; Professor Thermistocles Gadelha; Helena Augusta Waltcott e Professor Agenor Ferreira Lima.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: - manaus-amazonas, escola, Amazonas

+ Amazonas