Compartilhe este texto

Implurb é o órgão que expede autorizações para eventos na Ponta Negra

Por Portal Do Holanda

11/12/2014 20h05 — em
Amazonas



O Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, é um dos principais cartões-postais da cidade e este ano foi palco da FIFA Fan Fest™ em Manaus, durante a Copa do Mundo 2014. Lugar de grandes eventos públicos, o complexo abrigou pela primeira vez o desfile militar de 7 de Setembro e já se prepara para realizar a tradicional festa de Reveillon, organizada pela Prefeitura, com apoio do Governo do Estado.

Além de local dedicado ao entretenimento, lazer e práticas esportivas, a Ponta Negra também tem destaque na administração pública, com gestão do Implurb, que é o órgão responsável por expedir as autorizações necessárias para que sejam realizados eventos de qualquer natureza no complexo. Uma comissão gerencia o espaço e funciona 24 horas, com equipes de plantão.

Em razão da grande procura do cartão-postal para a realização de eventos, a agenda de dezembro já está lotada e a comissão já está recebendo agendamentos para janeiro de 2015. A principal orientação é que se procure autorizar os eventos antecipadamente, porque existem cálculos de taxas pelo uso do espaço público, valores revertidos para a manutenção do complexo. As autorizações também informam sobre as proibições de uso de energia do parque, montagem de estruturas que danifiquem o piso de pedra portuguesa, entre outras recomendações.

Atrações

A Ponta Negra ficou mais atrativa após a entrega da segunda etapa do complexo, o que inclui o famoso calçadão de pedras portuguesas, jardins, praça com chafariz, mirantes com vista para o rio Negro, praça de skate, quadras poliesportivas, e mais vagas de estacionamento.

Para exercer as atividades comerciais existentes no complexo, que vão de barracas de praia a quiosques, a Prefeitura de Manaus, por meio do Implurb, lançou este ano uma série de licitações, ainda em realização. O balneário, que tem praia perene o ano inteiro, recebe milhares de turistas nos fins de semana e feriados.

Como medida de segurança, os banhistas só podem entrar na água até às 17h. A praia é supervisionada por homens do Corpo de Bombeiros, que atuam na prevenção de acidentes e alerta aos visitantes. A orientação também é para que pais, mães e responsáveis nunca se afastem das crianças ou as percam de vista, assim evita-se qualquer acidente. Outra recomendação é evitar entrar na água alcoolizado. Após às 17h, pelas normas do parque, é proibido entrar no rio. Além disso, não há mais salva-vidas no local.

O complexo é também bastante procurado por quem deseja se exercitar no calçadão, principalmente por meio de caminhadas e corridas. Às quartas-feiras e domingos, parte da avenida Coronel Teixeira, sentido bairro-Centro, é interditada e liberada para o público praticar atividades físicas, por meio do projeto Faixa Liberada. Os ciclistas contam também com uma Estação de Reparos Rápidos de Bicicletas, equipada com um conjunto de ferramentas básicas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: - manaus-amazonas, implurb, ponta negra, Amazonas

+ Amazonas