Compartilhe este texto

Mais de 3 mil mulheres receberam medidas protetivas no 1º semestre do ano em Manaus

Por Portal Do Holanda

09/08/2019 10h40 — em
Policial


Foto: Divulgação/SSP

Manaus/AM - No primeiro semestre de 2019, a Polícia Civil solicitou 3.192 medidas protetivas para mulheres que sofrem de violência doméstica em Manaus. Por dia, 18 vítimas buscaram a proteção nas unidades policiais, o que representou um aumento de 159% na comparação com igual período do ano passado.

De acordo com números preliminares da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), de janeiro a maio deste ano, foram feitas 105 prisões por violência doméstica contra mulheres. Os casos envolvem lesão corporal, ameaça, injúria, vias de fato, perturbação da tranquilidade, extorsão, descumprimento de medidas protetivas e homicídio tentado.

De acordo com a titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), Débora Mafra, a vítima pode pedir a proteção em qualquer delegacia, não somente nas delegacias da mulher.

A punição para quem descumpre essas medidas é de um a dois anos de reclusão com fiança somente judicial. Cabe prisão em flagrante e preventiva. “Há muitos pedidos de proteção de mães que sofrem maltrato dos filhos, irmãs com irmãos, filhas com pais e padrastos, mas o maior índice é de ex-companheiros e atuais maridos”, relata a delegada.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, medida protetiva, violência doméstica, Policial

+ Policial