Fux vota para absolver ex-comandante da Marinha por organização criminosa
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, votou para absolver o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, por crime de organização criminosa armada. Com o voto, o placar em relação a esse crime para Garnier está 2 a 1 pela sua condenação.
Em sequência, o julgamento do ministro segue com as considerações acerca do crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Mais cedo, Fux havia se posicionado pela absolvição de Mauro Cid e dos outros réus em relação à acusação de organização criminosa armada. Por outro lado, ele votou pela condenação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
De acordo com a denúncia da PGR, Garnier integrava o núcleo crucial da organização criminosa que teria tentado impedir a posse de Lula após a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022. A acusação afirma que ele teria colocado a Marinha à disposição do ex-presidente para sustentar um projeto de ruptura, reforçando o braço militar da trama.
Veja também
ASSUNTOS: Julgamento STF 2025, Julgamento STF 2025, Brasil