Compartilhe este texto

Terremoto na fronteira da Turquia com Irã deixa nove mortos

Por Folha de São Paulo

23/02/2020 18h43 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao menos nove pessoas morreram e 50 ficaram feridas no sudeste da Turquia neste domingo (23), após um terremoto de magnitude 5,7, ocorrido próximo à fronteira com o Irã, atingir vilarejos e cidades em ambos os países.

O Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC) afirmou que o sismo, que ocorreu às 8h53 no horário local, teve profundidade de 5 km. Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos localizou o epicentro 47 km a oeste da cidade iraniana de Khoy, onde as pessoas sentiram o tremor.

Segundo o Ministério da Saúde turco, o terremoto causou o colapso de mais de mil prédios no país. As autoridades se empenham no resgate às vítimas presas em escombros e no amparo às famílias desabrigadas —a cerca de 25 km ao sul do epicentro do tremor, foram armadas 25 tendas.

No Irã, equipes de resgate foram enviadas para a província de Azarbaijan, no oeste do país, principal área atingida, segundo as autoridades locais.

Dez horas após o primeiro terremoto, houve um novo tremor, de magnitude 6,0, mas desta vez sem registro de mortos ou novos desabamentos.

A Turquia e o Irã estão entre os países mais propensos a terremotos do mundo. No mês passado, um tremor no leste turco matou mais de 40 pessoas, enquanto outro abalo em solo iraniano causou danos estruturais em casas sem deixar mortes.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo