Siga o Portal do Holanda

Mundo

Secretário de Saúde do Reino Unido desiste da disputa para suceder May

Publicado

em

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O secretário de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, anunciou nesta sexta-feira (14) a desistência de sua candidatura para a liderança do partido Conservador, reduzindo para seis o número de concorrentes na disputa.

A decisão foi tomada após os resultados da primeira etapa do processo, na qual Hancock ficou em penúltimo lugar, com 20 votos. O ex-secretário do Exterior e ex-prefeito de Londres Boris Johnson lidera a corrida -ele obteve 114 votos.

"Eu me candidatei como candidato do futuro, mas o partido está, compreensivelmente, procurando um líder para as circunstâncias únicas que enfrentamos agora", afirmou Hancock, em referência ao brexit, processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Antes de mudar de posição e defender o acordo da atual primeira-ministra do país, Theresa May, com a UE, o secretário de Saúde foi contrário ao brexit no plebiscito de 2016.

Com a desistência de Hancock, somente Rory Stewart entre os seis candidatos que continuam na disputa é completamente contra a saída do Reino Unido do bloco europeu sem um acordo. Outros, como Michael Gove e Jeremy Hunt, também têm posição contrária, mas não descartam a possibilidade do chamado "no-deal".

Para o favorito na disputa, Boris Johnson, um acordo não é a prioridade. Em entrevista à BBC nesta sexta-feira, Johnson assegurou que não prorrogaria novamente a data da saída britânica do bloco europeu.

"Devemos estar fora [da UE] em 31 de outubro. E acho que seria realmente estranho afirmar, neste momento, que o governo britânico estaria disposto, mais uma vez, a acenar com a bandeira branca e atrasar mais uma vez", disse.

Para eleger o próximo líder, a próxima etapa do processo acontecerá na quarta (19) e na quinta-feira (20), até que somente dois nomes continuem na disputa. Depois desse passo, ambos serão submetidos a uma votação entre os 160 mil membros do Partido Conservador, o que deve ocorrer em meados ou no fim de julho.

Crime organizado infiltrado na política

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.