Compartilhe este texto

Robô entra pela primeira vez no reator 1 da Central Nuclear de Fukushima

Por Portal Do Holanda

10/04/2015 10h00 — em
Mundo



A operadora da Central Nuclear de Fukushima, no Japão, começou nesta sexta-feira, 10, a explorar, com a ajuda de um robô telecomandado, o reator 1, um passo importante para a retirada do combustível do interior.

Os técnicos introduziram o aparelho por meio de um tubo e começaram a operá-lo, por controlo remoto, para que alcance a parte superior do recipiente de contenção.

Se a operação for bem-sucedida, os técnicos da Tokyo Electric Power (Tepco) poderão conseguir, pela primeira vez desde o acidente de 2011, observar o interior do depósito e o estado em que encontra o óxido de urânio fundido no seu interior, o que era impossível até agora devido aos elevados níveis de radiação.

O robô tem como missão medir os níveis de radiação e a temperatura no interior, bem como recolher imagens.

Fonte: Agência Brasil

Veja também


  • Siga-nos no
    O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

    ASSUNTOS: Mundo

    + Mundo