Compartilhe este texto

Jeff Bezos teve celular hackeado após mensagens com príncipe saudita, diz jornal

Por Folha de São Paulo

21/01/2020 19h06 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O bilionário Jeff Bezos, presidente da Amazon e homem mais rico do mundo, teve o celular hackeado em 2018 depois de receber mensagens de WhatsApp supostamente enviadas pelo príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, informou o jornal britânico The Guardian nesta terça-feira (21). 

De acordo com uma análise forense, a mensagem, que é criptografada no aplicativo, pode ter sido enviada com um arquivo malicioso, posteriormente aberto pelo empresário.

"Essa análise encontrou alta probabilidade de a invasão no celular ter sido desencadeada por um vídeo infectado enviado da conta do príncipe saudita a Jeff Bezos", diz o jornal.

Segundo a publicação, uma grande quantidade de dados foi retirada do celular do executivo em poucas horas, disse uma pessoa próxima ao caso.

Uma das motivações da possível intrusão, segundo especialistas ouvidos pelo Guardian, seria a cobertura crítica do jornal The Washington Post, do qual Bezos é dono, da Arábia Saudita.

O jornalista Jamal Khashoggi, morto dentro de um consulado saudita em Istambul, na Turquia, em 2018 era colunista do periódico.

Um advogado de Bezos afirmou ao jornal que o bilionário está "cooperando com as investigações".

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo