Siga o Portal do Holanda

Mundo

EUA se dizem preocupados com "interferência" chinesa no Mar do Sul da China

Publicado

em

Os Estados Unidos informaram que estão preocupados com relatos de interferência da China nas atividades de petróleo e gás nas águas disputadas do Mar do Sul da China, onde o Vietnã acusa Pequim de violar sua soberania. A porta-voz do Departamento de Estado Morgan Ortagus afirmou em comunicado que "as repetidas ações provocativas da China visando o desenvolvimento de petróleo e gás em outros países ameaçam a segurança energética regional e enfraquecem o livre e aberto mercado de energia do Indo-Pacífico".

Na sexta-feira, o Vietnã exigiu que a China remova um navio de pesquisa da área de Vanguard Bank, que, segundo o país, está dentro da zona econômica exclusiva de 322 quilômetros do Vietnã. A China reivindica o Mar do Sul da China em sua quase totalidade e tem incomodado os vizinhos menores ao construir sete ilhas artificiais nas águas disputadas e equipá-las com pistas militares e postos avançados. Navios chineses da Guarda Costeira também foram reportados perto de uma plataforma de perfuração na mesma área do Vanguard Bank, onde o Vietnã contratou a russa Rosneft para desenvolver campos de gás.

"O Vietnã fez contato com a China em várias ocasiões através de diferentes canais, entregou notas diplomáticas para se opor às violações da China e exigiu firmemente que a China parasse com todas as atividades ilegais e retirasse seus navios das águas vietnamitas", afirmou Le Thi Thu Hang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Vietnã em comunicado na sexta-feira. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, pediu a Hanói no começo da semana que respeitasse os direitos e a jurisdição soberanos da China "e não tomasse nenhuma medida que possa complicar as coisas".

Ortagus exortou a China a "cessar seu comportamento de intimidação e abster-se de participar deste tipo de atividades provocativas e desestabilizadoras". Fonte: Associated Press.

PF aplica 'remédio' em Bolsonaro

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.