Siga o Portal do Holanda

Mundo

BBC dobra presença de mulheres em seus programas em um ano

Publicado

em

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A BBC anunciou que aumentou a presença de mulheres em seus programas no último ano. Em abril de 2019, 57% de suas produções tiveram ao menos 50% de participação feminina, mais do que o dobro do percentual registrado há um ano. 

O projeto 50:50 foi lançado em abril de 2019 e estabeleceu a meta de atingir 50% de participação feminina em seus programas, em funções como apresentadora, comentarista, personagem de reportagens e especialistas. 

No ano passado, 74 programas em inglês e 10 serviços estrangeiros se comprometeram a atingir essa meta. Naquele momento, só 27% deles registravam ao menos metade de participação feminina em seus programas. Um ano depois, 74% deles atingiram essa marca, segundo um comunicado divulgado pela emissora. 

Em todas as produções da BBC, o equilíbrio de participações entre homens e mulheres subiu de 26% para 57% em um ano. 

Ao longo do ano, mais equipes da BBC aderiram ao projeto. Atualmente, mais de 500 times internos se comprometeram com a meta de aumentar a participação feminina.

O projeto também foi levado ao noticiário esportivo, político e econômico, áreas onde a presença masculina costumava ser maior. O programa Sportsday tinha participação de apenas 20% de mulheres. Esse número subiu para 43% em abril de 2019. 

A BBC compartilhou a metodologia do projeto de busca de equidade em seu conteúdo com outras 20 empresas de mídia, incluindo Financial Times, ABC News e Fortune. 

Segundo a estatal britânica, uma pesquisa mostrou que mais de um terço de sua audiência disse ter percebido a presença maior de mulheres na programação. Segundo a pesquisa, um quinto das mulheres disse que a mudança aumentou sua satisfação ao assistir TV.

O projeto 50:50 foi criado meses depois de a BBC ser acusada de pagar salários menores a mulheres executivas na comparação com homens em cargos similares.

Em 2017, uma editora na China, Carrie Grace, pediu demissão depois de descobrir que recebia a metade do valor pago a colegas homens.

A desigualdade salarial na BBC está sendo investigada por uma comissão do governo britânico. A BBC é mantida com dinheiro de impostos recolhidos no Reino Unido, mas funciona de modo independente do governo. 

Moro é 'vitima' de delações reais e não premiadas

Para compartilhar esteconteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.