Compartilhe este texto

Bacha Posh: Menina criada como menino

Por Portal Do Holanda

15/09/2014 14h34 — em
Mundo



 

No Afeganistão menina é criada como menino, trata-se do Bacha Posh, prática cultural bastante frequente no país, permite que famílias que só tiveram filhas escolham uma para ser um menino. Isso acontece porque há uma necessidade de ter um filho, já que a sociedade afegã desvaloriza famílias que só têm filhas. 

Mehran tem seis anos e é uma menina do Afeganistão. Quando chegou na escola pela primeira vez, usava tranças no cabelo e vestido, mas com o passar do tempo, ela começou a se vestir como um menino. O professor que ensinava o Corão, livro sagrado para muçulmanos, exigiu que ela cobrisse a cabeça, e logo um boné fez o papel do véu sagrado. 

O disfarce colabora no aumento da renda, já que meninas não podem trabalhar, e segue a regra de que um homem sempre deve acompanhar a mulher, independente da idade.

É comum e aceita a prática no Afeganistão, porque a Bacha Posh, pois durante a adolescência, já que durante essa fase ela não pode ficar erto de homens, porque poderia tocar ou ser tocada por eles, o que a tornaria impura, de acordo com a cultura afegã.

Mehran já se acostumou com o papel de menino e recusa qualquer brincadeira com bonecas. Ela gosta de corrida e futebol. Os professores de sua escola também colaboram para manter o disfarce e ajudam a menina quando precisa trocar de roupa. 

De acordo com os professores, ela está bem ciente que é uma menina, mas sempre se apresenta como um menino para os recém-chegados.

O diretor da escola também explica que nessa idade, a única diferente entre os sexos é exterior: calças e saias

Mas em muitos casos, as meninas não gostam de ser tratadas como meninos

Quando questionada qual sexo ela prefere, ela responde "a menina", com um grande sorriso. 


A explicação para a escolha se dá porque sendo mulher, ela pode usar jóias e dançar.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo