Compartilhe este texto

Inpa alerta sobre perda de acidez do rio Negro

Por Portal Do Holanda

21/07/2016 6h11 — em
Amazonas



De acordo com a cientista Maria do Socorro Rocha da Silva, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o rio Negro, que banha a cidade de Manaus, está perdendo sua acidez natural devido a poluição causada pela expansão urbana, com perigosos prejuízos à fauna ictiológica.

Conforme a cientista, em 16 anos o potencial de hidrogênio (pH) passou de 4,5% para 6,6%, sinalizando sérias ameaças às comunidades aquáticas, sobretudo peixes. Ela sustenta que os maiores centros poluidores do rio são as bacias hidrográficas dos bairros São Raimundo, Educandos e Tarumã. “Esse fenômeno dificulta a vida dos peixes”, diz a cientista para quem as praias da Lua e da Ponta Negra já podem ser consideradas impróprias para banho.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: inpa, Manaus, rio negro, Amazonas

+ Amazonas