A Bahia registrou 3.256 focos de calor entre 1º de janeiro e 12 de agosto de 2026, o terceiro maior número entre os estados brasileiros, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio da plataforma Terra Brasilis.
No mesmo período, o Brasil somou 29.618 focos de incêndio. Mato Grosso lidera o ranking nacional, com 4.553 registros, seguido por Tocantins, com 4.141. A Bahia aparece na sequência, à frente de Maranhão (3.121) e Pará (3.112), que fecham a lista dos cinco estados com maior concentração de queimadas do país.
Juntos, os cinco estados concentram cerca de 62% de todos os focos identificados pelos satélites de referência do programa Queimadas do Inpe desde o início do ano. O órgão associa o avanço das temperaturas ao aumento do risco de incêndios florestais na Amazônia, no Cerrado e na Caatinga, biomas que cobrem parte do território baiano.
O monitoramento do Inpe é atualizado diariamente a partir de imagens de satélite e serve de referência para ações de prevenção e combate a incêndios em todo o país.



Aviso