Início Política EUA dizem que PCC e Comando Vermelho podem virar alvos de operações militares
Política

EUA dizem que PCC e Comando Vermelho podem virar alvos de operações militares

Declaração foi dada pelo secretário de Guerra Pete Hegseth em entrevista coletiva no Panamá

EUA dizem que PCC e Comando Vermelho podem virar alvos de operações militares

O secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou nesta quinta-feira (13) que o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) podem ser alvos de ações militares norte-americanas. A declaração foi dada durante entrevista coletiva no Panamá, quando o chefe do Pentágono foi questionado sobre a disposição de Washington de agir contra grupos armados na Colômbia.

Ao responder, Hegseth confirmou que dissidências das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército de Libertação Nacional (ELN) estão no radar e acrescentou que outras organizações designadas como terroristas na América Latina também entram nessa lista. Segundo ele, esses grupos passam a ser considerados alvos legítimos do governo norte-americano em ações conduzidas com governos parceiros, entre eles o colombiano.

A fala tem impacto direto sobre o Brasil, já que as duas facções citadas atuam a partir do território brasileiro. A Colômbia integra recentemente a coalizão militar Escudo das Américas, articulada pelos Estados Unidos, o que ampliou a discussão sobre a possibilidade de operações conjuntas contra organizações criminosas na região.

PCC e Comando Vermelho foram classificados em maio deste ano pelo governo dos Estados Unidos como terroristas globais especialmente designados e organizações terroristas estrangeiras. Na prática, o enquadramento prevê inicialmente punições financeiras, com bloqueio de bens e ativos das facções e de pessoas ligadas a elas que estejam sob jurisdição norte-americana.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!