Início Mundo Samsung prevê que escassez de chips de IA se agrave
Mundo

Samsung prevê que escassez de chips de IA se agrave

Reuters
Samsung prevê que escassez de chips de IA se agrave
Samsung prevê que escassez de chips de IA se agrave

SEUL, 29 Out (Reuters) - A Samsung Electronics registrou nesta quinta-feira um aumento de 15 vezes no lucro trimestral com chips, impulsionado pelo boom da IA, mas suas ações despencaram, já que os investidores reagiram negativamente à falta de novos planos de retorno aos acionistas e a uma perspectiva que ficou aquém da rival SK Hynix.

As expectativas dos acionistas da Samsung estavam em alta, já que a SK Hynix divulgou na quarta-feira resultados melhores do que o esperado e uma perspectiva otimista, ao mesmo tempo em que detalhou planos para devolver cerca de US$75 bilhões aos acionistas este ano.

A Samsung informou que seu estoque de HBM para o próximo ano já está esgotado, com os principais clientes solicitando mais desses chips essenciais usados em data centers de IA, e apresentou uma visão mais conservadora do que a SK Hynix sobre quanto tempo a lacuna de oferta duraria.

“Em 2027, o setor (de memória) espera que os gastos de capital com infraestrutura de IA atinjam um nível histórico à medida que o ecossistema de IA se expande”, afirmou a empresa em comunicado. “O aumento da demanda impulsionada pela IA excederá em muito a oferta do setor em comparação com 2026.”

A Samsung afirmou que o mercado de chips deve permanecer restrito até 2028, observando que levará tempo para construir novas fábricas, apesar de um aumento acentuado nos gastos de capital para sua divisão de chips no próximo ano, após um salto de 62%, para 76,8 trilhões de won, neste ano.

A Samsung registrou lucro operacional de 107,4 trilhões de won (US$80 bilhões) no período de julho a setembro, em linha com sua estimativa e acima dos 12,2 trilhões de won do ano anterior.

Seu lucro operacional com chips saltou para 106,5 trilhões de won, representando quase todo o lucro total do grupo, mas ficou ligeiramente abaixo da estimativa dos analistas de 107,3 trilhões de won, de acordo com a LSEG.

(Reportagem de Hyunjoo Jin, Joyce Lee e Heejin Kim)

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!