Por Ruth Chai
CINGAPURA, 5 Mar (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro avançaram nesta quinta-feira, na esteira do anúncio pela China de uma série de medidas econômicas que alimentaram o otimismo em relação à demanda por aço e minério de ferro.
Na reunião anual do Parlamento, a segunda maior economia do mundo planejou impulsionar o consumo interno e estimular o mercado imobiliário, ao mesmo tempo em que restringiu a superprodução de aço, que tem suprimido os preços até agora.
O contrato de minério de ferro mais negociado para maio na Bolsa de Mercadorias de Dalian na China subiu 1,27%, a 759 iuanes (US$ 110,09) por tonelada.
O contrato de referência de minério de ferro para abril na Bolsa de Cingapura foi negociado em alta de 1,03%, a US$99,8 por tonelada.
Como parte de seu 15º plano quinquenal, a China estabeleceu uma meta de crescimento econômico de 4,5% a 5% para 2026, uma ligeira redução em relação ao ritmo de 5% alcançado no ano passado, mas dentro das expectativas dos analistas, deixando espaço para Pequim lidar com o fraco consumo interno e conter o excesso de capacidade industrial.
O país também prometeu reduzir a capacidade de produção de commodities, estabelecer um mecanismo de controle de emissões de carbono para a indústria e expandir a cobertura do mercado nacional de comércio de emissões de carbono entre 2026 e 2030.
Além disso, o maior exportador mundial de aço afirmou que aceleraria os esforços para eliminar a capacidade de produção obsoleta e fortalecer as reservas estratégicas de recursos.
A China também se esforçará para estabilizar o mercado imobiliário, tomar medidas para melhorar a oferta de moradias e utilizar melhor o estoque habitacional existente, incluindo a compra de casas não vendidas para uso como moradias subsidiadas pelo governo.
O mercado imobiliário chinês costumava ser o maior demandante local de aço, mas desde então cedeu sua posição para a indústria manufatureira. Estímulos direcionados ao mercado imobiliário tendem a impulsionar o otimismo em relação à demanda por aço e minério de ferro.
(Reportagem de Ruth Chai)

