Início Mundo Membros de grupo católico rebelde são excomungados, afirma Vaticano
Mundo

Membros de grupo católico rebelde são excomungados, afirma Vaticano

Reuters
Membros de grupo católico rebelde são excomungados, afirma Vaticano
Membros de grupo católico rebelde foram excomungados, afirma Vaticano

Por Joshua McElwee

CIDADE DO VATICANO, 2 Jul (Reuters) - O Vaticano declarou nesta quinta-feira que os padres e leigos católicos que fazem parte de um grupo católico dissidente de direita — que ordenou bispos sem a aprovação do papa Leão — estão em cisma com a Igreja em geral e agora estão excomungados.

Em um decreto contundente, o Dicastério para a Doutrina da Fé, a principal autoridade supervisora da Igreja, que conta com 1,4 bilhão de seguidores, também alertou os católicos em todo o mundo que a Sociedade São Pio X, com sede na Suíça, agora celebra os sacramentos de forma ilícita.

O grupo ultratradicionalista, que nega ensinamentos fundamentais da Igreja, não pode celebrar casamentos nem ouvir confissões de forma válida, segundo o decreto.

É um ensinamento rigoroso da Igreja que somente o papa pode autorizar a consagração de novos bispos, a fim de manter os laços da Igreja com os 12 apóstolos de Jesus, considerados os primeiros sacerdotes e bispos.

A Sociedade não estava disponível para comentar imediatamente o decreto do Vaticano. Ela afirmou na quarta-feira que teve de prosseguir com as ordenações sem a aprovação papal “devido a circunstâncias excepcionais”.

A Igreja considera a ordenação não autorizada de bispos um ato tão grave que leva os participantes da cerimônia a serem automaticamente excomungados, ou “fora de comunhão” com a Igreja em geral, e incapazes de receber os sacramentos até que se arrependam e peçam perdão.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!