Início Mundo IBGE eleva previsão para café canéfora do Brasil e vê safra total em recorde
Mundo

IBGE eleva previsão para café canéfora do Brasil e vê safra total em recorde

Reuters
IBGE eleva previsão para café canéfora do Brasil e vê safra total em recorde
IBGE eleva previsão para café canéfora do Brasil e vê safra total em recorde

SÃO PAULO, 14 Abr (Reuters) - A produção brasileira de café de 2026 foi estimada nesta terça-feira em recorde de 65,1 milhões de sacas de 60 kg, com acréscimo de 1,5% em relação à previsão do mês anterior devido principalmente a um ajuste positivo na expectativa para os grãos da espécie canéfora, de acordo com relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O volume, se confirmado, representaria ainda um aumento anual de 13,1% na produção do país, maior produtor e exportador global, já que a produção de café arábica, que representa a maior parte da colheita do país, caminha para dar um salto em 2026.

A safra de arábica foi estimada em 44,0 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 0,1% em relação ao mês anterior, com um crescimento anual de 20,3% em relação a 2025.

"A safra cafeeira de 2026 apresenta boas expectativas, uma vez que, os problemas climáticos nas principais Unidades da Federação produtoras, até o presente momento, mostraram-se pontuais, diferentemente do ocorrido na anterior...", afirmou o IBGE.

A previsão para o café canéfora é de 21,1 milhões de sacas de 60 kg, acréscimo de 4,7% em relação ao mês anterior e de 0,8% em relação ao volume produzido em 2025, segundo relatório do IBGE.

A colheita de canéforas começa antes, neste mês, enquanto os trabalhos com arábica devem se desenvolver a partir de maio.

(Por Roberto Samora; edição de Letícia Fucuchima)

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?