Por Tom Polansek
CHICAGO, 27 Mai (Reuters) - A Bayer teria utilizado práticas ilegais e anticompetitivas para monopolizar o mercado norte-americano de sementes de milho geneticamente modificadas, colhendo "centenas de milhões, se não bilhões, de dólares obtidos de forma ilícita", de acordo com um processo federal que se soma aos problemas legais que assolam a empresa sediada na Alemanha.
O processo movido pela Latham Quality, uma empresa familiar de sementes sediada em Iowa, tem como alvo o altamente concentrado setor de sementes dos EUA, já que o presidente Donald Trump afirmou que seu governo abordará os riscos de comportamento anticompetitivo nas cadeias de suprimento de alimentos.
O Departamento de Justiça disse na semana passada que a Bayer removeu disposições potencialmente anticompetitivas de um programa de fidelidade para empresas de sementes independentes que licenciam sua tecnologia para produzir sementes.
Os produtores agrícolas dos EUA têm enfrentado dificuldades com os altos custos de sementes, combustível e fertilizantes, e estão enfrentando o quarto ano consecutivo de margens reduzidas.
A Latham alegou que a Bayer aumentou os custos para os agricultores e para as empresas de sementes independentes ao controlar o mercado de sementes de milho projetadas para resistir ao seu herbicida Roundup, amplamente utilizado, de acordo com a ação judicial apresentada no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Leste do Missouri.
A ação civil, que foi protocolada no mês passado e tornada pública na terça-feira, propôs uma ação coletiva e buscou o triplo dos danos que Latham e empresas similares supostamente sofreram, de acordo com documentos judiciais.
"A Bayer tem o poder de controlar os preços de mercado e excluir a concorrência", diz o processo. "De facto, ela faz isso."
A Bayer, que adquiriu a produtora de sementes norte-americana Monsanto em 2018, disse na quarta-feira que acredita que as alegações não têm mérito e que responderá a elas no tribunal. A empresa disse que compete de forma justa em todas as facetas de seus negócios agrícolas e está em conformidade com as leis aplicáveis.
"Os mercados de insumos agrícolas e de sementes de milho são competitivos, justos e diversificados", disse a Bayer.
A Bayer já está enfrentando milhares de outras ações judiciais alegando que o Roundup causa câncer.




Aviso