Por Angelica Medina
CIDADE DO MÉXICO, 11 de junho (Reuters) - O técnico do México, Javier Aguirre, afirmou que sua equipe conseguiu superar o nervosismo da estreia após derrotar a África do Sul por 2 a 0 pela primeira rodada do Grupo A da Copa do Mundo, no Estádio Azteca, nesta quinta-feira, mas alertou que ainda há muito a melhorar.
Julián Quiñones colocou os coanfitriões à frente no placar com uma finalização precisa, antes de Raúl Jiménez selar a vitória com uma cabeçada no segundo tempo, diante de uma torcida animada.
“Poderia ter sido um jogo de 4 a 0, mas a galera ficou feliz. É o começo da Copa do Mundo, deixamos o nervosismo para trás e saímos com três pontos”, disse Aguirre a repórteres. “Agora estamos pensando no que vem a seguir.”
O México foi superior durante longos períodos da partida e jogou a maior parte do segundo tempo em vantagem numérica, após o meia sul-africano Sphephelo Sithole ser expulso cinco minutos depois do intervalo por uma falta em Brian Gutiérrez.
Os visitantes ficaram com nove jogadores aos 39 minutos da etapa final, quando Themba Zwane recebeu cartão vermelho por conduta violenta. Aguirre disse que o México complicou o jogo mais do que o necessário.
“Não jogamos bem no primeiro tempo. Poderia ter terminado facilmente em 3 a 0”, afirmou. “Fomos superiores na primeira parte, mas o placar não refletiu isso. Nós complicamos as coisas para nós mesmos.”
“Depois do segundo gol, ficamos excessivamente confiantes, e então veio a expulsão. Precisamos melhorar, mas foi um bom jogo.”
Quiñones abriu o placar após Erik Lira recuperar a posse de bola em um erro defensivo de Sithole, e Jiménez marcou de cabeça aos 22 minutos do segundo tempo, completando cruzamento preciso de Roberto Alvarado.
O México, que encerrou uma espera de sete partidas sem vencer na abertura da Copa do Mundo, enfrentará a Coreia do Sul em Guadalajara, pela segunda rodada. A África do Sul joga contra a República Tcheca.
(Reportagem de Angélica Medina na Cidade do México)



Aviso