Por Twesha Dikshit e Avinash P
8 Mai (Reuters) - As ações europeias caíram nesta sexta-feira uma vez que o recrudescimento do conflito no Oriente Médio afetou o apetite por risco no final de uma semana dominada pela geopolítica.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,7%, a 612,14 pontos, embora tenha registrado o segundo ganho semanal consecutivo, ainda que pequeno.
Os Estados Unidos disseram que esperam uma resposta iraniana já nesta sexta-feira à sua mais recente proposta para pôr fim ao conflito no Golfo Pérsico, mesmo com o confronto entre as forças dos EUA e do Irã e novo ataque aos Emirados Árabes Unidos.
"Os investidores, de alguma forma, entendem que o processo para chegar a um acordo de paz não será agradável, limpo e linear e que haverá contratempos e desacordos ao longo do caminho", disse Richard Flax, diretor de investimentos da Moneyfarm.
As ações europeias permanecem sensíveis às notícias geopolíticas, com a dependência energética da região alimentando preocupações sobre a inflação e o crescimento.
A maioria dos subsetores do STOXX caiu, sendo que os financeiro e industrial foram os que mais pesaram, com quedas de 0,7% e 1,5%, respectivamente.
A Rheinmetall caiu 9,2% depois que o JPMorgan rebaixou o grupo de defesa de "overweight" para "neutro". Seus resultados desta semana mostraram que a receita do primeiro trimestre ficou abaixo das expectativas dos analistas. O setor de defesa caiu 3,6%.
A IAG, proprietária da British Airways, recuou 2,8% depois de prever um lucro anual menor do que o esperado, devido ao aumento dos custos de combustível de avião. O índice de viagens teve queda de 1,4%.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,43%, a 10.233,07 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,32%, a 24.338,63 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,09%, a 8.112,57 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib ficou estável, a 49.289,54 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,95%, a 17.889,40 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,73%, a 9.067,26 pontos.



