A Prefeitura de São José está na reta final do prazo para receber sugestões da população sobre um novo modelo de transporte coletivo no município: as contribuições podem ser enviadas até o dia 19 de setembro pela página oficial da consulta pública. A proposta em análise foi elaborada a partir de estudo técnico da Fepese, com apoio do LabTrans/UFSC, com base em dados coletados em junho e julho de 2025.
Atualmente o sistema municipal conta com 7 linhas de ônibus e uma frota de 20 veículos, que juntos atendem cerca de 150 mil passageiros por mês, com operação das 5h30 às 22h30. A proposta em consulta prevê a ampliação para até 17 linhas, um crescimento de aproximadamente 143%, além do aumento da frota para 30 ônibus.
Entre as mudanças propostas estão a criação de linhas expressas e circulares e a instituição de pontos de integração temporal, que permitiriam ao passageiro fazer baldeação dentro de um intervalo determinado sem pagar nova tarifa. O documento cita ainda a criação de linhas circulares como Potecas–Kobrasol e Forquilhas–Kobrasol, que operariam em sentidos horário e anti-horário.
Moradores interessados em enviar sugestões, críticas ou dúvidas sobre a proposta podem acessar a página https://saojose.sc.gov.br/novo-transporte-coletivo-de-sao-jose/ até o fim do prazo, no dia 19 de setembro.




Aviso