Início Espírito Santo Focos de calor sobem 148% no Espírito Santo em junho ante média histórica
Espírito Santo

Focos de calor sobem 148% no Espírito Santo em junho ante média histórica

O Espírito Santo registrou 71 focos de calor em junho de 2026, alta de 148,83% em relação à média histórica de 2010 a 2024 para o mês, segundo o Boletim Infoqueima do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a edição mais recente do documento disponível até esta apuração.

Na comparação com junho de 2025, quando o estado somou 31 focos, o aumento chegou a 129,03%. O resultado capixaba contrasta com o cenário nacional: o Brasil teve 5.209 focos de calor no mês, queda de 26,91% frente à média histórica e de 14,04% frente a junho do ano anterior, segundo o mesmo boletim.

Entre os estados com variação percentual detalhada pelo boletim do INPE, o Espírito Santo teve o maior aumento frente à média histórica, à frente de Pernambuco, com 16 focos e alta de 100%, e do Ceará, com 35 focos e alta de 97,37%. Já São Paulo, com queda de 76,01%, e Paraná, com recuo de 79,13%, tiveram as maiores quedas percentuais do país no mesmo comparativo.

O Programa Queimadas do INPE ainda não havia divulgado, até a apuração desta reportagem, uma edição do Boletim Infoqueima referente a julho ou agosto de 2026.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!