Início Economia Economia da Alemanha provavelmente cresceu no 1º trimestre mas guerra do Irã pesa sobre perspectivas, diz BC
Economia

Economia da Alemanha provavelmente cresceu no 1º trimestre mas guerra do Irã pesa sobre perspectivas, diz BC

Reuters
Economia da Alemanha provavelmente cresceu no 1º trimestre mas guerra do Irã pesa sobre perspectivas, diz BC
Economia da Alemanha provavelmente cresceu no 1º trimestre mas guerra do Irã pesa sobre perspectivas, diz BC

FRANKFURT, 22 Abr (Reuters) - A economia da Alemanha cresceu em um ritmo modesto no primeiro trimestre com impulso dos setores industrial e de serviços, mas os preços mais altos da energia e a incerteza sobre a guerra do Irã provavelmente pesarão sobre o trimestre atual, informou o banco central do país nesta quarta-feira.

A maior economia da Europa está praticamente estagnada há três anos e a guerra do Irã está agora afetando as expectativas do governo de que o investimento em infraestrutura e defesa finalmente impulsionaria o crescimento.

Embora a guerra já tenha afetado a confiança do consumidor no final do primeiro trimestre, o desempenho geral da economia não foi, em grande parte, afetado devido à força dos serviços relacionados a empresas, ao aumento das vendas industriais e às exportações saudáveis, disse o Bundesbank em um relatório mensal.

Mas os problemas estão se intensificando, acrescentou o banco.

"Olhando para o segundo trimestre, prevê-se apenas uma leve expansão, na melhor das hipóteses", disse.

"Os impulsos cada vez mais positivos da política fiscal mais expansionista devem fazer efeito", disse o banco central. "Por outro lado, espera-se que os efeitos da guerra no Oriente Médio sobrecarreguem a economia alemã de forma mais ampla e perceptível."

A guerra do Irã aumentou os preços da energia, criou problemas na cadeia de oferta, aumentou a incerteza, elevou as taxas de juros baseadas no mercado e piorou as perspectivas de exportação, disse o banco.

Para agravar os problemas, o consumo privado já estava enfraquecendo antes da guerra, e depois sofreu um claro golpe em março, quando os preços mais altos dos combustíveis reduziram o poder de compra das famílias.

"As expectativas de exportação e de negócios apontam para uma perspectiva mais moderada", disse o Bundesbank. "Isso provavelmente se deve não apenas ao peso dos custos mais altos de energia e às interrupções na cadeia de oferta, mas também às preocupações com a demanda global mais fraca na esteira da guerra no Oriente Médio."

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?