Início Economia Bolsas da Europa fecham majoritariamente em queda com avanço do petróleo e antes de Fed
Economia

Bolsas da Europa fecham majoritariamente em queda com avanço do petróleo e antes de Fed

As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em queda nesta quarta-feira, 18, revertendo os ganhos da sessão passada, em meio a alta do petróleo após ataques contra o campo de gás de South Pars - que o Irã compartilha com o Catar - e novas ameaças por parte de Teerã. O movimento acompanhou a deterioração das bolsas de Nova York antes da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

Em Londres, o FTSE 100 fechou em queda de 0,94%, a 10.305,29 pontos. Em Frankfurt, o DAX caiu 0,86%, a 23.527,63 pontos. Em Paris, o CAC 40 perdeu 0,06%, a 7.969,88 pontos. Em Milão, o FTSE MIB recuou 0,33%, a 44.741,34 pontos. Em Madri, o Ibex 35 computou alta de 0,29%, a 17.299,10 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 cedeu 0,44%, a 9.134,62 pontos. As cotações são preliminares.

As bolsas europeias chegaram a operar em alta no período da manhã, mas perderam força com o avanço do petróleo e antes da decisão de juros do BC dos EUA. Na quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) devem manter suas principais taxas de juros estáveis.

No noticiário corporativo, a BHP recuou 1,47% em Londres, revertendo alta registrada mais cedo após a petrolífera e maior mineradora do mundo anunciar um novo CEO.

Investidores ponderam o rali dos preços de energia em contraponto a desvalorização de metais básicos e preciosos. Assim, o subíndice de energia do Stoxx 600 tinha alta de 0,43%, enquanto o de recursos básicos caía 1,35%.

Para a XS, o mercado de petróleo agora está precificando uma interrupção real no abastecimento, em vez de apenas riscos geopolíticos, sugerindo que o impulso de alta da commodity pode ser sustentado.

Já no radar macroeconômico, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro acelerou para 1,9% em fevereiro, ante 1,7% em janeiro, em linha com a expectativa de analistas. Apesar da alta, o CPI anual do bloco permanece abaixo da meta de inflação do BCE, de 2%.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?