A Secretaria de Estado de Saúde do DF disponibiliza no calendário do SUS seis vacinas que protegem contra os principais agentes causadores de meningite, doença considerada endêmica e de notificação compulsória no Distrito Federal. As doses estão disponíveis em mais de 170 unidades básicas de saúde (UBSs) distribuídas pelo DF.
Fazem parte do calendário a BCG, aplicada em dose única ao nascer, e a Pentavalente, com três doses aos 2, 4 e 6 meses. Também estão disponíveis as vacinas pneumocócicas conjugadas 10-valente e 20-valente, a meningocócica C conjugada, aplicada aos 3 e 5 meses, e a meningocócica ACWY, oferecida como reforço aos 12 meses.
A tríplice viral, com doses aos 12 e 15 meses, completa a proteção contra um dos agentes que pode causar meningite. Segundo a pasta, o público prioritário vai de recém-nascidos a adolescentes de 11 a 14 anos. Dúvidas sobre o calendário vacinal podem ser esclarecidas pelo Disque Saúde, no telefone 160.
Aviso