Início Brasil Ciclone bomba provoca ventos de até 110 km/h no Sudeste nesta sexta
Brasil

Ciclone bomba provoca ventos de até 110 km/h no Sudeste nesta sexta

Ciclone bomba provoca ventos de até 110 km/h no Sudeste nesta sexta
Ciclone extratropical - Foto: WikiImages/Pixabay

A atuação de um ciclone extratropical, também conhecido como ciclone bomba, no Atlântico Sul aumenta o risco de ventos fortes nesta sexta-feira (7), principalmente no Sudeste. As rajadas podem chegar a 110 km/h no litoral e no leste de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro.

O sistema se formou entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul e avança para alto-mar, mas continua influenciando o tempo no Sul e no Sudeste por causa da frente fria e da diferença de pressão entre o oceano e o continente.

Em São Paulo, as rajadas podem atingir 80 km/h na capital e variar entre 90 e 110 km/h no litoral, Serra do Mar, Vale do Ribeira, Baixada Santista e Vale do Paraíba. No Rio de Janeiro, os ventos podem chegar a 90 km/h.

A combinação entre o ar quente e a frente fria também favorece chuvas fortes, trovoadas e raios, além do risco de queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia e danos em estruturas.

No Sul, Paraná e Santa Catarina devem registrar chuva forte e rajadas que podem superar 90 km/h em algumas áreas. No Rio Grande do Sul, a entrada do ar frio derruba as temperaturas, com previsão de 5°C em Porto Alegre.

O mar também deve ficar agitado, com aumento das ondas no litoral do Sul e avanço da condição para o Sudeste durante o fim de semana.

O ciclone ainda poderá ser classificado como ciclone-bomba, caso seja confirmada uma queda muito rápida da pressão atmosférica em seu centro.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!