Coluna do Holanda

O mau político

Coluna do Holanda
Por Holanda
10/06/2026 00h24 — em Coluna do Holanda

Chamou atenção o pronunciamento do vereador Salazar na Câmara Municipal de Manaus, ao relatar que sua ex-esposa teria sido procurada por pessoas interessadas em obter informações capazes de prejudicá-lo. O objetivo aparente era direcionar a atenção pública para seus adversários.

O excesso parece atravessar diferentes capítulos da vida pública do vereador. Surge nas redes sociais, aparece nos embates políticos e reaparece agora em um pronunciamento que, na tentativa de atingir adversários, acabou produzindo questionamentos sobre o próprio autor das acusações. Talvez por isso a discussão central já não seja apenas sobre os fatos narrados, mas sobre a necessidade de reconhecer que toda atuação pública exige limites.

Salazar parece colecionar, em diferentes episódios de sua vida pública, a recorrência de um mesmo elemento: o excesso. O excesso já apareceu em embates políticos, em manifestações públicas e até em controvérsias que cercam sua própria trajetória.

A democracia precisa de parlamentares combativos. Precisa de quem denuncie, fiscalize e confronte o poder quando necessário. Mas a força de uma denúncia não está no volume da voz, na agressividade das palavras ou no impacto momentâneo que produz. Está na capacidade de apresentar elementos que sustentem o que é afirmado.

Quanto mais grave a acusação, maior deve ser o compromisso com a responsabilidade. A tribuna é espaço de fiscalização; não substitui os órgãos encarregados de investigar, produzir provas e atribuir responsabilidades.

Recentemente, ao analisar disputa envolvendo publicações do vereador contra o ex-prefeito David Almeida, o ministro Flávio Dino observou a utilização reiterada de xingamentos, ofensas e agressões morais incompatíveis com os limites do debate político.

Mais uma vez, a discussão retorna ao mesmo ponto: a dificuldade de reconhecer que toda atuação pública exige contenção.

Coluna do Holanda

Coluna do Holanda

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!