Manaus/AM - Mais de 2,2 mil atendimentos deixaram de ser realizados pelo SAMU em Manaus neste ano devido à retenção de macas e equipamentos em hospitais. Entre janeiro e 21 de setembro, foram registradas 2.124 ocorrências, que provocaram 3.431 horas de ambulâncias paradas.
O problema foi constatado novamente nesta quinta-feira (24), durante inspeção da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Quatro macas do SAMU estavam retidas na unidade. Uma delas permanecia no local havia quase três horas.
Segundo dados apresentados à Defensoria, a retenção dos equipamentos provocou 2.287 atendimentos não realizados por falta de ambulâncias disponíveis. Em média, cada ocorrência manteve os veículos parados por cerca de uma hora e meia.
A situação é acompanhada pela Defensoria por meio de um Procedimento Coletivo. A instituição afirma que, apesar de medidas anunciadas pelas unidades hospitalares, como a aquisição de novos equipamentos, o problema continua.
Para o defensor público Arlindo Gonçalves, uma maca retida significa uma ambulância impedida de atender novas ocorrências.
Levantamento anterior da Semsa, entre julho de 2025 e junho de 2026, registrou 1.623 retenções. O Hospital 28 de Agosto concentrou 41,8% dos casos, seguido pelo João Lúcio (39,1%) e Platão Araújo (12,6%).
Aviso