A Prefeitura de Manaus prorrogou a mobilização da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2026, que segue ativa até o dia 30 de novembro. O objetivo é imunizar 282,4 mil animais (sendo 202,4 mil cães e 80 mil gatos) em toda a capital, reforçando uma proteção que não registra casos de raiva humana há mais de 40 anos.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a campanha adota uma estratégia ampla para facilitar o acesso dos tutores:
Casa a casa: Vacinadores identificados percorrem bairros da zona urbana e comunidades da zona rural terrestre (ramais e vicinais das rodovias AM-010 e BR-174) de segunda a sábado, sempre pela manhã.
Postos fixos e clínicas parceiras: Para quem trabalha ou estuda pela manhã, há 27 postos fixos em dias e horários variados (alguns com atendimento 24 horas).
Pontos de destaque: A feira municipal Padre Rogério Ruvoletto (Santa Etelvina) e o Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes (São José) atendem de segunda a sábado, das 8h às 12h. Já a sede do CCZ (Compensa) atende de segunda a sexta, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.
O que você precisa saber:
Quem deve vacinar: Cães e gatos a partir de 3 meses de idade precisam receber uma dose anual. O animal deve estar saudável (fêmeas gestantes ou lactantes devem aguardar o fim do desmame).
Segurança: A raiva é quase 100% fatal após o surgimento dos sintomas e pode ser transmitida a humanos por mordidas, arranhões ou lambidas. Em caso de acidentes com animais suspeitos, lave o local com água e sabão e procure uma unidade de referência da Semsa.
Onde consultar: A lista completa de postos fixos está disponível em
bit.ly/VacinacaoAntirrabica2026e as unidades de atendimento humano emwww.manaus.am.gov.br/semsa/unidades/prevencao-da-raiva-humana/.Contato: Dúvidas podem ser tiradas com o CCZ Manaus pelo WhatsApp nos números (92) 98842-8359 e 98842-8484.
Aviso