O premiado musical infanto-juvenil “Bertoldo, o Tubarão que Queria Ser Gente”, criado pela companhia amazonense Buia Teatro, desembarca em Belém (PA) para uma curta temporada. As apresentações ocorrem de 14 a 18 de outubro, no palco da recém-inaugurada unidade da Caixa Cultural na capital paraense — a primeira da instituição na Região Norte.
Inspirado em um conto do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, o espetáculo tem direção de Tércio Silva, fundador da trupe ao lado da artista visual Maria Hagge. Para o diretor, a oportunidade de se apresentar na unidade inaugurada no final de 2025 fortalece o intercâmbio cultural e projeta o teatro feito no Amazonas para novos públicos.
Com 55 minutos de duração e consagrado como "Melhor Espetáculo" no 10º Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças, a montagem acompanha a trajetória de Bertoldo, um tubarão fascinado pelo universo humano. Por meio de uma linguagem lúdica que mistura formas animadas, canções originais e figurinos inspirados em Arthur Bispo do Rosário, a obra aborda temas como empatia, ética, poder e responsabilidade coletiva.
A dramaturgia é assinada por Christine Röhrig, com trilha sonora desenvolvida em parceria com o maestro argentino Gustavo Kurlat. Antes de Belém, a circulação nacional da peça passou por capitais como Brasília, Curitiba, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro.
Estabelecida em Manaus desde 2015, a Buia Teatro Company consolidou-se como referência nacional no teatro voltado para a infância e juventude. Com sede própria no Centro Histórico da capital amazonense, o grupo acumula importantes reconhecimentos no cenário cênico brasileiro, incluindo o troféu de Melhor Grupo de Teatro do Brasil pelo Prêmio Cenym em 2022.
Aviso