Compartilhe este texto

Temer diz que não interfere nas decisões do Banco Central

Por Agência O Globo

20/07/2016 14h52 — em
Economia



BRASÍLIA - Após as declarações do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, de que os juros têm que cair, o presidente interino Michel Temer disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que o Banco Central tem autonomia para mexer na taxa de juros. Temer decidiu falar para acalmar o mercado, afirmando que o governo não interfere nas decisões do BC, já que as declarações de Padilha causaram oscilações no mercado.

— O Banco Central tem plena autonomia para definir a taxa de juros. A política monetária tem como prioridade combater a inflação e este é o objetivo central de meu governo — disse Temer.

Mais cedo, Padilha disse que, embora não haja ingerência no Banco Central, deve haver queda nos juros e isso é algo que Temer deseja.

— Se analisarmos todos os indicadores, vamos ver que forçosamente teremos queda nos juros. Isso agrada ao presidente. Ele vê com bons olhos se pudermos, com autonomia do Banco Central, corresponder a essa expectativa. Economistas e agências de avaliação estão dizendo. A palavra final é do Banco Central — disse o ministro, após reunião com empresários do setor agropecuário no Palácio do Planalto.

Nesta quarta-feira haverá a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que fixa a taxa básica de juros, sob o comando de Ilan Goldfajn, novo presidente do BC. A taxa está em 14,25% ao ano, a maior nos últimos dez anos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: impeachment, Economia

+ Economia