Compartilhe este texto

Criação de tarifa fracionada de água é sugerida na Aleam

Por Portal Do Holanda

18/12/2013 16h28 — em
Amazonas



 

Nesta quarta-feira, 18, em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas, o deputado Marcos Rotta (PMDB) defendeu a cobrança da tarifa fracionada nas contas de água em Manaus. Para o parlamentar, somente dessa maneira a população vai pagar apenas valor real, consumido mensalmente. Hoje a cobrança é feita com valores fixos a cada dez metros cúbicos consumidos.

“A política tarifária da empresa Manaus Ambiental é algo que precisa ser levado em consideração pela prefeitura. A cobrança é feita de forma escalonada. Quem utiliza de zero a dez metros cúbicos de água, por exemplo, paga um determinado valor. Quem utiliza de onze a vinte metros cúbicos, paga outro valor e assim, progressivamente. Não há o respeito a uma relação primária de consumo que é pagar somente por aquilo que você utiliza. Isso penaliza toda a população, sobretudo os mais carentes, porque, quem usa três metros cúbicos, por exemplo, vai pagar dez. Isso não é justiça social”, afirmou Rotta.

O deputado leu, em plenário a justificativa feita pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam), sobre a cobrança.

“A Política é formulada com o intuito de promover o menor consumo possível por parte dos clientes. Está estabelecida em faixas de consumo, com valores diferenciados entre si, progressivos e não proporcionais, objetivando induzir ao menor consumo possível, uma vez que, quanto maior for o consumo, maior será o valor cobrado por cada metro cúbico consumido”, diz a Arsam.

O parlamentar, que é presidente da Comissão de Defesa do consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam) garante que vai fazer uma indicação ao prefeito Artuur Neto, para que a cobrança da água em Manaus seja fracionada, da mesma forma como é feita a cobrança nos estacionamentos da capital.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: água, cobrança fracionada, consumo, manau ambiental, marcos rotta, Política, Manaus, Amazonas

+ Amazonas