Brasil quer seguir no embalo na Copa das Confederações contra Suíça

afp.com / nelson almeida
BASILEIA, Suíça (AFP) - Embalada pelo título da Copa das Confederações, a seleção brasileira volta a campo nesta quarta-feira, às 15h45, horário de Brasília, para um amistoso com a Suíça no estádio St. Jakob Park, na Basileia.
Entre os 20 jogadores convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari, 19 participaram da competição disputada no Brasil em junho. A única novidade é o lateral esquerdo Maxwell, do Paris Saint-Germain, que festejou a convocação com um gol no empate em 1 a 1 da sua equipe contra o Montpellier no último sábado, na primeira rodada do Campeonato Francês.
Será o primeiro jogo da seleção fora do país desde a goleada de 4 a 0 sobre a Bolívia, no dia 24 de abril em Santa Cruz de la Sierra.
Em entrevista publicada no site da Federação Alemã de Futebol, Felipão disse confiar totalmente no grupo que conquistou a Copa das Confederações.
"Respeito as seleções da Alemanha, Argentina, Inglaterra, Espanha, Holanda, Itália, França, são grandes equipes que vão brigar pelo título, mas confio nos meus jogadores. Quando eles estão em sua melhor forma física e técnica, eles têm a chave para serem campeões do mundo", afirmou.
O treinador também se referiu à nova fase vivida pelo jovem craque Neymar, recém-contratado pelo Barcelona. "Agora que ele está na Europa, jogando no Barça, e poderá mostrar ao mundo sua imensa técnica. Vai ser estimulado pelo êxito de Messi e vai alcançar o nível dele no futuro. Ele tem qualidade para isso, mas o mais complicado será a adaptação à disciplina tática", analisou.
No treino realizado nesta terça-feira, Felipão 'escalou' para a atividade em campo reduzido praticamente os mesmos titulares que disputaram a final da Copa das Confederações, em que o Brasil venceu por 3 a 0 a Espanha no Maracanã. A única diferença foi a presença de Dante na vaga de David Luiz, que é dúvida para a partida por sentir dores no joelho.
O zagueiro do Chelsea está na mira do Barcelona, mas preferiu não comentar o assunto.
Outro com futuro indefinido é o goleiro Júlio César. De saída do Queens Park Rangers, rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Inglês, ele ainda não encontrou seu novo clube, apesar do interesse de Napoli, Fiorentina e Benfica.
Felipão tem agora apenas amistosos pela frente para definir a equipe que representará o Brasil em casa na Copa do Mundo de 2014.
Já a Suíça ainda disputa as eliminatórias e está em ótima posição no grupo E, que lidera com quatro pontos de vantagem sobre a Albânia.
Brasileiros e suíços já se enfrentaram sete vezes, com três vitórias brasileiras, três empates e uma derrota. Foram seis amistosos e apenas uma partida oficial, que acabou em um empate de 2 a 2 na primeira fase da Copa do Mundo de 1950, também disputada no Brasil.
O próximo amistoso da seleção brasileira está marcado para o dia 10 de setembro em Boston, nos Estados Unidos, contra Portugal.
NULL
ASSUNTOS: futebol, Esportes