Bayern contrata Thiago Alcântara por 25 milhões de euros

afp.com / Jack Guez
BERLIM, Berlim (AFP) - O meia Thiago Alcântara, filho do tetracampeão Mazinho, deixou o Barcelona para ser o novo reforço do atual campeão europeu Bayern de Munique, anunciou neste domingo o clube bávaro, que desembolsou 25 milhões de euros para comprar o passe do jogador.
O atleta de 22 anos, que foi destaque da Eurocopa Sub-21 com a seleção da Espanha, assinou um contrato de quatro anos.
"O Bayern chegou a um acordo com o Barcelona para a transferência de Thiago Alcântara por 25 milhões de euros. Este acordo também inclui a realização de uma partida amistosa entre as duas equipes a ser disputada nos próximos quatro anos", explicou o clube alemão em um comunicado.
O novo técnico do Bayern, Josep Guardiola, que já trabalhou com Thiago no Barça, tinha feito da contratação do meia sua prioridade.
"Thiago era uma grande desejo do nosso novo treinador Pep Guardiola. Estamos satisfeitos por termos finalizado esta grande transação. É um jogador fantástico com grandes perspectivas, que serão fortalecidas no Bayern", acrescenta o comunicado.
Nascido na Itália, quando seu pai jogava no Lecce, o meia acabou optando pela nacionalidade espanhola, país onde cresceu, e já atuou três vezes com a seleção principal da 'Roja'. Seu irmão Rafinha, que continua no Barcelona, escolheu defender a seleção brasileira e fez parte da campanha desastrosa do Sul-Americano Sub-20, ono qual foi eliminado logo na primeira fase.
Nas categorias de base do Barça desde os 14 anos, Thiago estreou com o time profissional em maior de 2009, com apenas 18 anos. Sua melhor temporada foi a de 2011-2012, a última de Guardiola à frente do clube catalão, quando disputou 45 partidas e marcou quatro gols.
No entanto, na temporada passada, ele perdeu espaço sob o comando de Tito Vilanova, ficando praticamente sempre no banco de reservas.
O jogador, que chegou a ser cotado como o possível sucessor de Xavi no Barça, era cobiçado por outros clubes europeus, como o Manchester United ou o Real Madrid, mas acabou optando por voltar a atuar com o antigo treinador.
"Quero muito ter Thiago Alcântara no meu clube, pedi sua contratação aos dirigentes. É o único jogador que quero, será ele ou ninguém. Temos muitos jogadores, mas precisamos das qualidades específicas que Thiago tem", disse Guardiola na quinta-feira em entrevista coletiva, deixando claro o interesse pelo jogador a poucos dias do anúncio oficial da sua contratação.
"Conheço ele muito bem. É um grande jogador que pode ocupar três, quatro ou cinco posições", ressaltou 'Pep'.
NULL
ASSUNTOS: futebol, Esportes