Taís Araujo denuncia Manuela Dias ao compliance da Globo após polêmica em “Vale Tudo”
Poucos dias após o fim da novela Vale Tudo, uma nova polêmica dos bastidores veio à tona. A atriz Taís Araujo denunciou a autora Manuela Dias ao setor de compliance da Globo após uma discussão sobre os rumos da personagem Raquel, protagonista da trama. A informação é da coluna F5, da Folha de S. Paulo.
A divergência entre as duas teria começado em agosto, quando Taís procurou a autora para expressar insatisfação com o desenvolvimento da protagonista, que estava sendo retratada como mais uma mulher negra sofredora, além de perder o espaço na trama. Na época, a atriz falou publicamente sobre sua insatisfação em entrevista à Quem.
Ainda segundo a publicação, Taís também relatou que vinha sendo cobrada por entidades do movimento negro das quais faz parte, que se diziam decepcionadas com a forma como a história de Raquel se desenrolava. A conversa terminou em uma discussão de cunho profissional, na qual Manuela discordou das críticas.
Após o episódio, Taís levou o caso ao compliance da emissora, afirmando querer abrir um debate sobre a representação de pessoas negras nas produções da Globo. Pouco tempo depois, Manuela também registrou uma queixa contra a atriz, alegando quebra do código de ética da empresa após Taís tornar pública sua insatisfação.
Fontes próximas à atriz afirmam que ela não guarda ressentimentos pessoais, mas deseja provocar uma reflexão institucional sobre o tema. Já Manuela, segundo pessoas próximas, ficou incomodada com a dimensão racial que a questão tomou.
Fontes dos bastidores revelaram que Taís e Manuela não voltaram a se falar desde então.
Nenhuma das partes quis comentou sobre o caso, que está sob análise interna da emissora.
Veja também
ASSUNTOS: Famosos & TV