Compartilhe este texto

Noiva defende Oruam em discurso na Alerj: “Ele não é bandido”

Por Portal Do Holanda

05/08/2025 18h36 — em
Famosos & TV



 Com a voz embargada, Fernanda Valença, noiva do rapper Oruam, discursou nesta segunda-feira (4) na Comissão de Direitos Humanos da Alerj, pedindo Justiça para o cantor, preso há 14 dias após uma confusão com policiais civis. “Mauro não é e nunca foi o que tentam a todo custo fazer dele. Ele não é bandido! Ser MC não é ser bandido! Cantar a realidade da favela, de pessoas pretas, ou seja, a realidade do Brasil, não te faz bandido. Mas agora podemos ver que te torna alvo”, declarou emocionada.

Fernanda destacou que a luta pela não criminalização do funk vai além do caso de Oruam. “Essa luta vai muito além da nossa história pessoal. Ela carrega o peso de tantos outros artistas que foram e ainda são discriminados, criminalizados e silenciados simplesmente por sua origem, cor da sua pele, e contarem a verdade em forma de música, de arte”, afirmou.

A audiência pública, intitulada “Direito à produção artístico-cultural de favela!”, reuniu MCs como Chefin, Borges, MC Nem e MC Frank, além dos parlamentares Dani Monteiro (PSOL-RJ) e Pastor Henrique Vieira, que apresentaram Projetos de Lei para garantir a liberdade de expressão, evitar censura a artistas de periferias e incentivar a cultura negra e popular.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Famosos & TV

+ Famosos & TV