Compartilhe este texto

Morre designer que modelou a Estrela da Morte, nave de 'Star Wars', aos 90

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

22/05/2022 19h03 — em
Famosos & TV



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Colin Cantwell, artista conceitual que criou clássicos do universo de "Star Wars" como a nave Estrela da Morte, morreu neste sábado, 21, aos 90 anos. A morte foi confirmada por sua companheira, Sierra Dall, e não teve a causa divulgada. Há alguns meses, no entanto, uma publicação no Instagram do americano dizia que ele estava tratando o Alzheimer.

Mas seu trabalho não ficou limitado ao universo de "Star Wars". Cantwell também está creditado nos efeitos especiais do clássico "2001: Uma Odisseia no Espaço", de 1968, e em obras como "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" (1977) e "Jogos de Guerra" (1983).

O designer nasceu em São Francisco, nos Estados Unidos, em 1932, e foi o primeiro aluno a se formar em animação na Universidade da Califórnia. Em seguida, partiu para a Escola de Arquitetura a convite do famoso arquiteto Frank Wright.

Mesmo antes de entrar no mundo hollywoodiano, Cantwell já havia trabalhado para o Jet Propulsion Laboratory, da Nasa, no fim dos anos 1960, durante a corrida espacial entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética.

Foi o americano, aliás, que ajudou o repórter Walter Cronkite durante a transmissão do pouso na lua, em 1969, passando informações da Nasa e dos astronautas para Cronkite.

Além dos trabalhos no cinema, o designer também escreveu dois livros de ficção científica -- "CoreFires 1" e "CoreFires 2".


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Famosos & TV

+ Famosos & TV