Influenciadora morre aos 30 anos pesando 22 kg
A influenciadora turca Nihal Candan morreu aos 30 anos, pesando 22 kg, após enfrentar um quadro grave de anorexia. A família confirmou que o falecimento ocorreu no último sábado (21).
De acordo com a imprensa local, Nihal perdeu 40 kg nos últimos dois anos. Ela estava internada no hospital e sofreu uma parada cardíaca, não sendo possível mais reanimá-la. O distúrbio alimentar se deu de forma tão grave na jovem, que ela precisou de um tutor legal para tomar as decisões sobre o seu tratamento dentro do hospital.
A irmã de Nihal, Bahar, fez um desabafo afirmando que a pressão estética da sociedade levou a influenciadora a esse extremo. “Minha irmã foi levada ao hospital, ela tem anorexia – façam alguma coisa, minha irmã está morrendo. Espero que vocês possam sentir remorso por caluniar uma jovem dessa forma e arruinar a vida dela”, chegou a dizer a irmã, antes do pior acontecer.
Em nota, a Federação das Associações de Mulheres da Turquia também criticou a pressão estética. “A morte de Nihal Candan devido à anorexia nervosa revela mais uma vez que as pressões e imposições impostas pela sociedade podem atingir níveis letais”, inicia a nota. “Normas estéticas, a fantasia de um corpo perfeito constantemente reproduzida pela mídia e a sensação de ‘ter que ser bonita’ mercantilizam as mulheres por meio de programas de TV e competições, ao mesmo tempo em que as levam a correr riscos de vida. Esta questão, na verdade, também é reflexo de um problema de desigualdade. Precisamos discutir e discutir amplamente sobre isso".
ASSUNTOS: Famosos & TV