Compartilhe este texto

Fundador do Soweto organiza ato pela cassação do mandato de Cristófaro

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

16/05/2022 19h05 — em
Famosos & TV



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O cantor Claudinho de Oliveira, um dos fundadores do Soweto e criador do movimento Pagode Consciente, está organizando um ato na próxima quinta-feira (19) pedindo a cassação do mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante).

Neste mês, o parlamentar usou uma expressão racista na Câmara Municipal de SP. Durante sessão da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Aplicativos, foi possível ouvir conversa em que Cristófaro diz: "Não lavaram a calçada. É coisa de preto, né?". Ele participava virtualmente do encontro.

A Câmara já articula a cassação de Cristófaro, que tem nove denúncias sendo investigadas desde 2018 pela Corregedoria da Casa.

O parlamentar é acusado de racismo em pelo menos dois outros processos. No primeiro, ele foi flagrado em vídeo puxando os olhos com as mãos se referindo ao vereador George Hato (MDB), de ascendência japonesa, em junho de 2018.

No segundo caso, em setembro do ano seguinte, Cristófaro chamou o vereador Fernando Holiday (Novo) de macaco de auditório, no plenário da Câmara.

A expectativa é de que a admissibilidade do pedido de cassação seja levada a plenário no dia 19.

Os cantores Cleverson Luiz e Royce do Cavaco também devem participar da manifestação, que ocorrerá em frente à Câmara, às 10h. O ato também está sendo apoiado por outros grupos como o Sindicato de Músicos do Estado de SP e o Movimento Cultural Darcy Ribeiro. Os organizadores alugaram um carro de som e conseguiram autorização para fechar a rua.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Famosos & TV

+ Famosos & TV