Compartilhe este texto

Como foi feito o 'casting' que levou Cacau Protásio, Dona Florinda, Whoopi e Porchat ao Vaticano

Por Folha de São Paulo

14/06/2024 17h30 — em
Famosos & TV



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Vaticano esteve mais engraçado nesta sexta-feira (14). Cerca de 200 artistas da comédia —entre atores, roteiristas, escritores e cartunistas, reuniram-se com o papa Francisco por volta das 12h30 (7h30, no horário de Brasília).

A lista contou com comediantes de 15 países, dentre eles, três representantes brasileiros: Fábio Porchat, Cacau Protásio e Cris Wersom, ex-integrante do grupo As Olívias e do É Tudo Improviso, na Band. Florinda Meza, a Dona Florinda do seriado "Chaves", estava entre os artistas mexicanos, assim como o ator Chume Torres.

Já os nomes norte-americanos incluíram Whoopi Goldberg, estrela dos filmes "Mudança de Hábito"; Stephen Colbert, apresentador de um dos principais talk shows da TV americana; Jimmy Fallon, Jim Gaffigan, Conan O’Brien, Chris Rock, Tig Notaro e Julia Louis-Dreyfus, das séries "Seinfeld" e "Veep". O italiano Silvio Orlando, que interpretou um cardeal na série "The Young Pope", foi outro convidado.

Da Argentina, país natal do papa, foi convidada a atriz Malena Guinzburg; da Colômbia, as artistas Paula Arcila, Liss Pereira e Maribel Trujillo Botello; e da Espanha, Cristina Castaño, Belén Cuesta, Sara Escudero e Victoria Martín.

Mas como o Vaticano chegou a esses nomes? Qual o critério adotado para ter seu nome na 'VIP list' papal?

Em entrevista ao site F5, o padre Arnaldo Rodrigues, assessor de comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), explicou que a lista de convidados foi elaborada em conjunto entre os dicastérios para Cultura e Educação e para a Comunicação.

Os dicastérios são órgãos dentro do Vaticano dedicados a tratar de assuntos variados. Membros dos dois dicastérios de cada país puderam sugerir nomes, que foram avaliados pelos cardeais que presidem cada pasta e enviados ao Vaticano.

O próprio padre Arnaldo indicou um dos nomes, o de Cacau Protásio. "O cardeal que dirige o Dicastério para a Cultura me perguntou se eu teria alguém para indicar. Imediatamente indiquei o nome da Cacau Protásio, que conheço pessoalmente. Além de ela ser católica, tem um grande trabalho na área do humor", diz o padre. "Os demais artistas foram escolhidos pelo dicastério."

DEUS TAMBÉM SORRI

Essa foi a primeira vez que o nome mais alto na hierarquia da igreja católica se reuniu pessoalmente com comediantes de diversos países. O Vaticano explicou em um comunicado que o encontro visava enfatizar como a "arte da comédia pode contribuir para uma sociedade mais empática e um mundo solidário."

Segundo o padre Arnaldo Rodrigues, a ideia principal do papa foi "celebrar a beleza da diversidade humana e promover uma mensagem de paz, amor e solidariedade". Em sua mensagem enviada aos convidados, o papa destacou a capacidade da artes cômicas de "sonhar novas versões de mundo."

Em seu discurso na Sala Clementina, no Vaticano, nesta sexta (14), o pontífice disse que, embora a comunicação hoje muitas vezes gere contraposições, os humoristas sabem como unir realidades diferentes e, às vezes, até opostas (...) "Vocês denunciam os excessos do poder; dão voz a situações esquecidas; evidenciam abusos. Lembrem-se disso: quando vocês conseguirem fazer com que sorrisos inteligentes brotem dos lábios de até mesmo um só espectador, vocês também fazem Deus sorrir"

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Famosos & TV

+ Famosos & TV