Afropunk tem 1ª edição na Bahia com Mano Brown e Margareth Menezes

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

26/11/2021 8h37 — em Famosos & TV

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Afropunk desembarca neste sábado (27) no Brasil para primeira edição no país. Entre as principais atrações estão Mano Brown e Margareth Menezes, que sobem ao palco no espaço Marés, no Centro de Convenções de Salvador. O vocalista do Racionais MC’s vai dividir o palco com Duquesa, aposta do R&B, enquanto a sambista baiana se apresenta ao lado da carioca Malia.

Neste ano, por causa da pandemia de Covid, o evento terá um formato menor e híbrido, com transmissão online pelo site oficial, a partir das 17h30. Ainda há ingressos por R$ 60 no site da Sympla.

Com a intenção de exaltar o protagonismo preto e afroindígena, a programação ainda conta com Tássia Reis com o bloco afro Ilê Aiyê, a baiana Luedji Luna ao lado do duo Yoún, além da cantora Urias em parceria com Vírus.

O Afropunk Bahia ainda prepara performances de Jadsa e Giovani Cidreira, além de Deekapz, com Melly e Cronista do Morro, e Batekoo, que recebe Deize Tigrona, Tícia e Afrobapho.

A Covid fez com que um dos principais eventos de cultura negra do mundo, que seria nos dias 28 e 29 de novembro de 2020, fosse adiado

A capital baiana foi escolhida como ponto principal do Afropunk no país por ser conhecida como a cidade mais negra fora da África. O festival nasceu em 2005, em Nova York, e desde então é realizado em cidades como Atlanta (Estados Unidos), Paris (França), Londres (Inglaterra) e Joanesburgo (África do Sul).

Para marcar presença no Brasil, o festival iniciou dois perfis nas redes sociais, um no Instagram e outro no Twitter: @AfropunkBahia. São os primeiros perfis exclusivos para outro país e têm o objetivo de ser uma vitrine em conjunto com o público, em uma linguagem acessível e bem brasileira, justifica a organização.

No Brasil, segundo a organização, a expectativa era de receber um público de até 20 mil pessoas em cada um dos dois dias do Carnaval da Consciência na capital baiana. Esse foi o mote definido após uma visita de Matthew Morgan ao estado. “O Carnaval na Bahia me inspirou e mudou minha vida”, diz o fundador do festival.

“Vale lembrar que, neste ano, a participação presencial será feita de forma reduzida e limitada”, diz a organização.

Como aquecimento em 2019, em parceria com a Feira Preta, houve o festival Black to the Future, em 19 e 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Entre os artistas que se apresentaram na Audio (zona oeste de São Paulo) estiveram BaianaSystem, Karol Conká, Rincon Sapiência, Baco Exu do Blues e o Aya Bass, projeto composto pelas cantoras Xenia França, Luedji Luna e Larissa Luz.

No Carnaval de 2020, o Afropunk fez ainda uma parceria com o trio do BaianaSystem e levou Mano Brown para um show na folia.

*

PROGRAMAÇÃO

Apresentação:

Larissa Luz

Shows ao vivo:

17h20 | Abertura dos shows ao vivo, com Larissa Luz

17h25 | Tássia Reis feat Ilê Aiyê

18h20 | Deepkapz convida Melly

18h45 | Luedji Luna feat Yoùn

19h30 | Deepkapz convida Cronista do Morro

19h50 | Urias feat Vírus

20h35 | Batekoo convida Deize Tigrona e Tícia

20h55 | Malía feat Margareth Menezes

21h40 | Batekoo convida Afrobapho

22h | Mano Brown feat Duquesa

22h50 | Encerramento

Afropunk Bahia 2021

Quando: 27 de novembro (sábado)

Horário: a partir das 17h30

Quanto: R$ 60

Transmissão:YouTube e site oficial

Mais informação: sympla.com.br


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Famosos & TV