Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Adultos que gostam de se exercitar podem ganhar 9 anos biológicos

Publicado

em

Foto: Pixarbay Foto: Pixarbay
Foto: Pixarbay

Quanto mais fisicamente ativos somos, menor o envelhecimento biológico no corpo. Um estudo recente analisou dados de uma pesquisa de mais de 5.800 americanos. Os pesquisadores concluíram que as pessoas com níveis consistentemente altos de atividade física têm telômeros maiores do que as pessoas que são moderadamente ativas ou sedentárias. Os telômeros são as proteínas no final dos cromossomos. Cada vez que a célula replica, uma pequena parte desse final é perdida. Isso significa que conforme envelhecemos, mais curtos ficam os telômeros.

Mas, os telômeros nos adultos com altos níveis de atividade física têm sete anos a menos de envelhecimento do que em adultos moderadamente ativos. E a vantagem foi nove anos comparada com adultos sedentários. O estudo definiu como altamente ativo como pelo menos 30 minutos (mulheres) ou 40 minutos (homens) de trote por dia, cinco dias por semana.

Referência: http://www.webmd.com/fitness-exercise/news/20170526/adults-who-love-exercise-may-gain-9-biological-years?ecd=wnl_day_053117&ctr=wnl-day-053117_nsl-hdln_5&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8E%3d

No país das mulheres, homens são cidadãos de segunda classe

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.