Compartilhe este texto

Juíza federal anula medida de Trump que bloqueia refugiados

Por Portal Do Holanda

29/01/2017 8h18 — em
Mundo



WASHINGTON — Uma juiza federal expediu uma decisão emergencial, na noite deste sábado, impedindo que os Estados Unidos deportem pessoas de nacionalidades submetidas à ordem executiva do presidente americano, Donald Trump, que bloqueou a entrada de imigrantes de sete países e refugiados. Segundo a juiza, o argumento das pessoas já detidas na sexta-feira é forte: seus direitos legais estão sendo violados.

Mas, de acordo com um comunicado divulgado neste domingo pelo Departamento de Segurança Interna (DHS), a decisão judicial não irá afetar a aplicação da ordem executiva em geral, atendendo apenas a algumas poucas pessoas detidas.

"A ordem executiva do Presidente Trump continua no lugar — viagens probidas continuarão proibidas, e o governo americano mantém o seu direito de revogar vistos a qualquer momento, se for necessário para a segurança nacional ou pública", diz a nota.

A decisão da juíza Ann Donnely, no distrito de Nova York, sucedeu uma petição de advogados da União Americana das Liberdades Civis (ACLU) — que alegaram que a medida é inconstitucional.

Em sua decisão, documentada em três páginas, Donnely escreveu que "haverá danos substanciais e irreparáveis aos refugiados, detentores de vistos e outros indivíduos de nações sujeitadas à ordem executiva de 27 de janeiro de 2017".

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: eua, refugidos, trump, Mundo

+ Mundo