Compartilhe este texto

Vasco inicia Carioca sem parte dos reforços, mas com artilheiro da Copinha

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

25/01/2022 15h05 — em
Esportes



RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - O Vasco inicia a temporada de 2022 em confronto com o Volta Redonda às 19h desta quarta-feira (26), no estádio Raulino de Oliveira, na abertura da Taça Guanabara, como é conhecido o primeiro turno do Campeonato Carioca.

Reformulado após a frustrante Série B do Campeonato Brasileiro em 2021, o time cruzmaltino ainda não terá, no entanto, todos os seus 12 reforços à disposição. O volante Matheus Barbosa e o atacante Getúlio, ambos contratados com status de titular, não tiveram suas inscrições regularizadas a tempo.

O meio-campista Vitinho, outro recém-contratado que deve aparecer sempre na equipe principal de Zé Ricardo, se lesionou a dois dias da estreia e, por isso, está fora. Já Matías Galarza, que atua pelo Vasco desde o ano passado, será desfalque por aguardar a regularização de um novo contrato com o clube.

Apesar das baixas, o Vasco conta também com boas notícias para o início da temporada. Uma das principais é o retorno do garoto Figueiredo, 20, ao elenco, agora sob olhares mais esperançosos, após ele ter sido o artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com oito gols, assim como Werik, do Oeste-SP.

Figueiredo foi um dos jovens lançados na tumultuada Série B do ano passado. No total da temporada, o jogador participou de 30 partidas, mas como titular em apenas cinco. Como não fez nenhum gol, ele despertou desconfiança de parte da torcida, e o clube achou por bem que ele voltasse para o sub-20.

A decisão se mostrou acertada: na Copinha, Figueiredo assumiu a braçadeira de capitão e se destacou. Além dele, serão observados por Zé Ricardo agora no elenco profissional o também atacante Vinícius, o lateral direito JP Galvão, que pode atuar ainda como volante, e os zagueiros Pimentel e Zé Vitor.

Algo que, para muitos, influenciou na primeira passagem sem brilho de Figueiredo pelo profissional foi o fato de ele ter sido escalado fora de sua posição. Como o Vasco contava com Germán Cano como centroavante, o garoto vinha sendo utilizado pelas pontas, e não centralizado, como ocorreu na Copinha.

Agora, a tendência é a de que o atacante seja aproveitado de maneira correta pelo técnico Zé Ricardo. Figueiredo, aliás, pode se beneficiar disso, já que Cano se transferiu para o Fluminense e o treinador não tem, até a estreia de Getúlio, outro atleta com essas características.

Entre os reforços à disposição, somente Raniel é atacante, mas o jogador emprestado pelo Santos não é exatamente um centroavante, embora também desempenhe a função. Ele deverá ser justamente o titular de Zé Ricardo em seu primeiro jogo pelo Carioca.

Estádio: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

Horário: 19h (de Brasília) desta quarta-feira (26)

Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes