Tóquio-2020 registra mais três casos de atletas com Covid

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

23/07/2021 8h06 — em Esportes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os organizadores das Olimpíadas disseram nesta sexta-feira (23) que mais três competidores nos Jogos de Tóquio, incluindo um residente da Vila Olímpica, foram diagnosticados com Covid.

O número total de casos divulgados chegou a 106, segundo os organizadores. Os nomes dos três novos atletas não foram divulgados.

Na quinta (22), outros oito atletas tiveram resultado do teste positivo para Covid, e três deles foram forçados a abandonar o torneio devido a doença.

"Fernanda Aguirre teve teste positivo para Covid-19 nos testes realizados no desembarque no Japão", afirmou o Comitê Olímpico do Chile sobre a lutadora de taekwondo.

Pavel Sirucek, do tênis de mesa, foi outro caso confirmado pelo Comitê Olímpico da República Tcheca. "Infelizmente, isso significa que ele não pode entrar no torneio olímpico em sua estreia nos Jogos", afirmou a entidade.

"Estou com o coração partido", disse a skatista Candy Jacobs, da Holanda, em seu Instagram. "Minha jornada olímpica termina aqui", completou, após saber que estava com Covid-19. A atleta já se encontrava na Vila Olímpica quando recebeu o diagnóstico.

Nem todos os atletas que contraíram coronavírus precisarão desistir das Olimpíadas.

O tcheco do vôlei de praia Ondrej Perusicdo recebeu diagnóstico positivo já no Japão, mas sete dias antes de sua estreia na competição, marcada para o próximo dia 26.

"Estamos considerando possíveis adiamentos de jogos ou outras opções que permitiriam aos meninos, de acordo com as regras, entrar no torneio mais tarde", afirmou na ocasião o chefe da delegação do país, Martin Doktor.

Outro exemplo são os dois jogadores da seleção sul-africana de futebol masculino que tiveram resultado de teste positivo, Thabiso Monyane e Kamohelo Mahlatsi.

Porém, como a equipe pode avançar no torneio e seguir competindo por mais tempo que os dez dias em que eles precisam ficar isolados, ainda pode ser que os dois voltem a competir dentro dos Jogos.

NOVOS NÚMEROS

O governo de Tóquio também atualizou os números do coronavírus: 1.359 novos casos foram confirmados nesta sexta, feriado na capital japonesa, 88 a mais do que na sexta-feira da semana passada. Há 34 dias, os números estão em alta se comparados aos do mesmo dia da semana anterior. Na quinta, o número de novas contaminações foi maior: 1.979.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Esportes