Compartilhe este texto

Técnico do Porto já comandou o Inter e foi carrasco de Flamengo e São Paulo

Por Folha de São Paulo

15/06/2025 13h45 — em
Esportes



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Martín Anselmí, 39, técnico argentino do Porto, adversário do Palmeiras na estreia do Mundial de Clubes, neste domingo (15), às 19h (de Brasília), não é um completo estranho aos brasileiros. O caminho dele já se cruzou de forma marcante com três grandes clubes do país.

Em 2021, Anselmí foi auxiliar de Miguel Angel Ramírez na curta passagem do treinador espanhol por Porto Alegre. O técnico espanhol ficou no comando entre março e junho daquele ano

O atual técnico do Porto comandou o time colorado na última partida daquela comissão técnica à frente do clube, derrota por 3 a 1 para o Vitória na Copa do Brasil. Ramírez havia testado positivo para Covid-19.

Anselmí, que é jornalista esportivo, treinou o primeiro clube apenas em 2022, quando Abel Ferreira já comandava o Palmeiras. Ele foi contratado pelo Unión La Calera (CHL), onde não teve muito sucesso - foram três vitórias em 16 jogos à frente do clube.

Ainda em 2022, Anselmí voltou ao Independiente Del Valle (EQU), onde já havia trabalhado como auxiliar de Miguel Ángel Ramírez. Desta vez, o treinador foi muito bem, levantou quatro taças e castigou brasileiros no caminho.

Ele comandou o time campeão da Sul-Americana de 2022, que derrotou o São Paulo, de Rogério Ceni, na final, por 2 a 0. O Del Valle disputou a Libertadores daquele ano, mas terminou a primeira fase em terceiro lugar, em grupo que tinha Atlético-MG (1º), Tolima (COL) (2º) e América-MG (4º).

Em 2023, Anselmí foi carrasco do Flamengo na Recopa Sul-Americana. Após empate em 1 a 1 no agregado, o Independiente Del Valle derrotou então comandados de Vítor Pereira nos pênaltis, em pleno Maracanã.

Antes de chegar ao Porto, Anselmí ainda teve uma boa passagem pelo futebol mexicano. Ele comandou o Cruz Azul na campanha do Clausura, segunda parte do campeonato local. O treinador foi contratado pelos portugueses em janeiro de 2025.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes